FAQ

Reunimos as principais dúvidas sobre a entrega de cestas básicas aqui para você.


01

Preciso ter cadastro único para ter direito à cesta?

Sim, o beneficiário precisa estar inscrito no CadÚnico e possuir o número do NIS.

02

Não sei meu número do NIS, como descubro?

O número do NIS está no seu cartão do Bolsa Família, mas você também pode descobrir no site do governo federal https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

03

Não recebi o SMS, o que faço?

O beneficiário que não receber o SMS, poderá verificar se está contemplado para o Mutirão Humanitário no site, através do número do NIS e data de nascimento.

04

Posso escolher a data e onde tirar?

Não, data, horário e local serão definidos automaticamente com base nas informações do Cadastro Único, e serão informadas ao beneficiário por SMS ou neste site.

05

Preciso imprimir o cupom de retirada para retirar a cesta?

Não, pode salvar no celular ou apenas anotar o número de retirada de sua cesta.

06

Não consegui entrar com o meu NIS no site. O que faço?

Se dirija ao CRAS para verificar seu cadastro. (CRAS = CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)

07

Posso deixar o meu novo telefone para receber o SMS?

Sim. Pode atualizar o telefone no site após informar seu NIS e CPF.

08

Recebo mais cestas porque tenho mais de um filho cadastrado?

Não, cada beneficiário terá direito a apenas uma cesta básica do Mutirão Humanitário.

09

Quero mudar a data e horário de entrega. Posso recorrer a alguma instância?

Não, o beneficiário deve comparecer, somente, no local, data e horário definidos.

10

Sou do grupo de risco e/ou aconteceu algum imprevisto e não posso ir pegar a cesta. Outra pessoa pode pegar no meu lugar?

Somente o descendente direto, apresentando a filiação em seu documento de identificação com foto, poderá retirar a cesta do beneficiário.

11

O QR Code só tem validade para a data e hora pré-estabelecida ou posso ir outro horário?

O beneficiário deve comparecer, somente, no local, data e horário definidos.

12

Caso o beneficiário compareça no dia acordado, mas em horário diferente, conseguirá retirar a sua cesta?

Não, o beneficiário deve comparecer, somente, no local, data e horário definidos.

13

Qual horário limite para receber a cesta?

O horário de retirada das cestas é de 08h às 16h mas o beneficiário deve comparecer no horário definido.

14

Não tenho o cupom de retirada, mas fui orientado pela assistência social. Posso ir retirar a cesta?

Sim. No local, farão a validação dos beneficiários sem cupom de retirada, encaminhados pelo assistente social da equipe de triagem, através do NIS. Não se esqueça de levar um documento com foto.

15

O que preciso levar para retirar minha cesta?

Precisa levar o cupom de retirada ou o número do código de retirada da cesta e documento de identidade.

16

Se eu estiver sem o cupom de retirada nas mãos. Como faço?

A orientação é entrar no site para verificar o código de retirada.

17

Beneficiário alega não ter recebido o cupom de retirada. O que fazer?

Se o beneficiário estiver em casa, solicitar que verifique o site. Se estiver no local de retirada da cesta, será feita uma verificação no site se ele consta no cadastro.

18

Ao chegar no local de retirada, como faço para pegar minha cesta?

Com o cupom de retirada e documento de identidade nas mãos irá passar pela triagem inicial que irá identificar a documentação, depois passará pela validação. Posteriormente irá assinar um formulário com data e hora do recebimento da cesta, receberá a cesta e será encaminhado para a saída.

19

Estou em local diferente do designado pelo site.

Se possuir cadastro será orientado sobre o local, data e horário correto em que deve comparecer para a retirada. Caso não esteja cadastrado ou não seja contemplado, será orientado a buscar informações no CRAS mais próximo da sua residência.

20

Quais dados vou precisar para achar meu cadastro diretamente no site?

Número do NIS e CPF.

21

Quais são os itens da cesta?

Achocolatado - 01 unidade de 400g

Açúcar - 01 unidade de 1kg

Arroz - 05 unidades de 1kg

Feijão - 02 unidades de 1kg

Fubá - 03 unidades de 1kg

Farinha de mandioca - 01 unidade de 1kg

Café - 01 unidade de 500g

Leite em pó - 02 unidades de 400g

Macarrão - 03 unidades de 500g

Biscoito doce - 01 unidade de 500g

Molho de tomate - 03 unidades de 340g

Óleo - 01 unidade de 900ml

Sal - 01 unidade de 1kg

Carne salgada (charque, sol, linguiça, etc.) - 01 unidade de 500g

Água Sanitária - 02 unidades de 1litro

Desinfetante - 01 unidade de 500ml

Detergente - 02 unidade de 500ml

Sabonete em barra - 03 unidades de 200g

22

Não sou inscrito no Cadastro Único. Posso me cadastrar e retirar a cesta?

Você deve ser inscrever no Cadastro Único o quanto antes , mas não poderá ser contemplado nesta etapa do Mutirão Humanitário.

23

Sou beneficiário e não consegui retirar a cesta. O que devo fazer?

Procure a Assistência Social do seu Município.

24

Como sei se haverá entregas no meu município?

Os municípios contemplados são: Queimados, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Guapimirim. Para saber o status da operação no seu município, clique aqui.

25

Minha cidade já está com entregas programadas e não recebi o SMS, o que faço?

O beneficiário de um município com entrega já programada e que não tiver recebido o SMS, pode verificar se está contemplado para o Mutirão Humanitário no site, através do número do NIS e data de nascimento.

26

Não recebi o SMS, o que faço?

Primeiro, você deve verificar se a sua cidade já está com entregas programadas, caso contrário, aguarde.

27

Quando minha a distribuição começa na minha cidade?

O calendário de entrega é atualizado semanalmente. Ele é divulgado nos jornais e telejornais, além das redes sociais do Governo do Estado. Acompanhe as redes sociais do GovRJ (https://www.facebook.com/governodorio/)

28

Meu filho(a) estuda na rede municipal/estadual, tenho direito a receber uma cesta?

Não, o direito a retirar uma cesta do Mutirão Humanitário não está ligadas às matrículas escolares das redes municipais ou estaduais. Elas se destinam aos usuários inscritos no CadUnico.

29

As entregas já foram realizadas no meu município e eu não busquei a minha cesta. O que devo fazer?

Entre em contato com a Assistência Social do município, procure o CRAS da sua região.